O lixão do Município de São Gonçalo, R.J. localizado na parte oeste da cidade fica às margens da Baia da Guanabara e bem próximo a APA de Guapimirim. Este empreendimento existente há quase cinquenta anos atua como um grande emissor de gases poluentes para a atmosfera. Contribuindo desta forma para o fatídico efeito estufa e consequentemente para aquecimento global. Também polui com seu chorume o lençol freático de toda a área do empreendimento e áreas adjacentes, havendo ainda grandes possibilidades de contaminação em profundidades superiores.
A resolução 001 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) de 23/01/86 considera impacto ambiental como qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante da atividade humana que direta ou indiretamente afetam:
► a saúde, a segurança e o bem estar da população;
► as atividades econômicas;
►a biota;
► as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;
► a qualidade dos recursos naturais.
O presente estudo tem a finalidade de mostrar um panorama sobre as condições de disposição do lixo no Município de São Gonçalo, dentro de uma problemática de âmbito nacional. Tendo uma visão técnica e geográfica, observando conceitos e normas técnicas juntam-se dados para uma elaboração precisa e independente.
![]() |
| LIXÃO DE ITAÓCA |

Nenhum comentário:
Postar um comentário