domingo, 29 de maio de 2011

Um pouco da Geografia e da História Gonçalense

São Gonçalo é um município brasileiro pertencente ao estado do Rio de Janeiro. Segundo o Governo do Estado, localiza-se a uma latitude 22° 49'37 "sul e a uma longitude 43° 03'14" oeste, estando a uma altitude de 19 metros do nível do mar.

 Figura 1 - Localização do município de São Gonçalo no Estado do RJ. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Gonçalo)




  Figura 2: - Localização do município de São Gonçalo as margens da Baía da Guanabara. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Gonçalo)


Segundo a Prefeitura da cidade, São Gonçalo tem uma extensão territorial total de 251,3 Km² e limita-se:

- Norte e ao Leste: Município de Itaboraí; sudeste: município de Marica; sul: município de Niterói; oeste: Baia de Guanabara.
De acordo com o último Censo do IBGE:
999.728 habitantes
Densidade demografica (hab/km2) = 4.035,90
999.728 hab.

 Figura 3: Limites do município de São Gonçalo. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Gonçalo)

 SUA HISTÓRIA
São Gonçalo possui um total de 90 bairros, sendo 30 localizados no 1 ° distrito, 20 no 2°, 17 no 3°, 13 no 4° distrito e 10 no 5° distrito, sendo o bairro mais importante o Alcântara.
São Gonçalo foi fundado em 6 de abril de 1579 por Gonçalo Gonçalves. Em 22 de Setembro de 1890, o então Distrito de São Gonçalo é emancipado politicamente e desmembrado de Niterói. De lá para cá, o município se desenvolveu consideravelmente.
Em 6 de abril de 1579, o colonizador Gonçalo Gonçalves fundava São Gonçalo, que era uma sesmaria de sua propriedade. Mais tarde mandou edificar a primeira capela, às margens do Rio Guaxindiba, marcando a colonização da sesmaria, e a Segunda às margens do Rio Imboaçu, com o nome do santo de sua devoção, São Gonçalo D'Amarante, da atribuindo-se o nome ao Município. É nessa data, portanto, que realmente se lançava à pedra fundamental. O município apresentou uma taxa média geométrica de crescimento, no período de 1991 a 2000, de 1,49% ao ano, contra 1,17% na região e 1,30% no Estado.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Lixão de Itaóca - São Gonçalo/RJ



O lixão do Município de São Gonçalo, R.J. localizado na parte oeste da cidade fica às margens da Baia da Guanabara e bem próximo a APA de Guapimirim.  Este empreendimento existente há quase cinquenta anos atua como um grande emissor de gases poluentes para a atmosfera. Contribuindo desta forma para o fatídico efeito estufa e consequentemente para aquecimento global. Também polui com seu chorume o lençol freático de toda a área do empreendimento e áreas adjacentes, havendo ainda grandes possibilidades de contaminação em profundidades superiores. 
A resolução 001 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) de 23/01/86 considera impacto ambiental como qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante da atividade humana que direta ou indiretamente afetam:
► a saúde, a segurança e o bem estar da população;
► as atividades econômicas;
►a biota;
► as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;
► a qualidade dos recursos naturais.
O presente estudo tem a finalidade de mostrar um panorama sobre as condições de disposição do lixo no Município de São Gonçalo, dentro de uma problemática de âmbito nacional.  Tendo uma visão técnica e geográfica, observando conceitos e normas técnicas juntam-se dados para uma elaboração precisa e independente.



LIXÃO DE ITAÓCA

A importância do Tratamento dos Resíduos Sólidos Urbanos

              A importância do Tratamento dos Resíduos Sólidos Urbanos Tendo o objetivo de expor os diversos aspectos atuais do tratamento de resíduos sólidos no Município de São Gonçalo/RJ.  Envolvendo responsabilidades políticas e sociais, diante de um tema que transcende os limites municipais.  Mostra se um pouco da economia do lixo, traça se um panorama sobre a disposição e o tratamento dos resíduos sólidos Urbanos no Município, dando destaque aos resíduos dos serviços de saúde.  

 Prof. Gerson Feitosa